Especialidades

Medicina Antroposófica

Denominamos Antroposofia a ciência concebida pelo filosofo contemporâneo Rudolf Steiner, em 1913 como ramo dissidente da Teosofia, principalmente por considerar o impulso positivo do Cristo e os princípios fenomenologia de Goethe

A Medicina Antroposófica consiste em um  ramo da Antroposofia, desenvolvido como um sistema médico terapêutico integrativo e complementar que amplia a medicina acadêmica com os conhecimentos da Ciência Antroposófica. 

Ela foi desenvolvida na Europa, no início do século XX, a partir do trabalho conjunto de um grupo de médicos, liderados pela Dra. Ita Wegman e por Rudolf Steiner.

Uma de suas principais características é a abordagem centrada no paciente a partir de uma concepção de saúde que valoriza sua individualidade e considera que as dimensões emocional, mental e espiritual são tão relevantes quanto a dimensão corpórea nos processos de adoecimento. Ênfase especial é colocada na busca pelo envolvimento do paciente direta e ativamente em seu processo de prevenção, tratamento e recuperação do bem estar por meio de atividades de educação e autoeducação para o cuidado.

ESPECIALIDADES